Ação Solidária Adventista da Igreja UNASP promove live do Mutirão de Natal

• 10 DEZ 2021
  • Patricia de Paiva

No sábado (4) foi celebrado o Mutirão de Natal da Ação Solidária Adventista, a ASA. A igreja UNASP do campus Engenheiro Coelho transmitiu o evento em seu canal e recebeu a comunidade presencialmente. Para os membros que estavam perto, a colaboração veio por meio de 1 kg de alimento não perecível. A programação aconteceu das 16h às 18h e contou com a presença de líderes da IASD, testemunhos de doadores, voluntários e pessoas beneficiadas pela ASA, além da presença especial do quarteto Cânticos Vocal e do Pr. Odailson Fonseca.

Sobre a ASA

A ASA é um departamento da igreja que tem como objetivo promover iniciativas solidárias e oferecer serviços de assistência social através de líderes e membros da igreja local. A ASA da igreja UNASP campus Engenheiro Coelho atende cerca de 220 famílias da comunidade todos os meses. São em média 150 cestas básicas distribuídas mensalmente, 920 pessoas beneficiadas com frutas e hortaliças mensalmente, além de alimentos, roupas, sapatos e outros itens, assim como apoio espiritual para todos que precisam.

Embora esteja voltada às necessidades da comunidade o ano todo, a ASA também realiza campanhas especiais.  No inverno, o objetivo é recolher e doar agasalhos e cobertores. No Dia das Crianças, das mães e pais, por exemplo, a ASA recolhe e doa presentes para pessoas que de outra forma não os receberiam, contando sempre com as doações da comunidade e empresários. Apenas em 2021, foram distribuídos mais de 500 brinquedos, 120 kits da campanha “Adote uma mãe”, 1250 cobertores e agasalhos e quase 12 mil toneladas de alimentos doados.

Campanha de arrecadação

O Mutirão de Natal é uma dessas campanhas especiais promovidas pela ASA. O projeto tem como principal objetivo arrecadar alimentos e outros itens para que famílias em situação de pobreza tenham uma ceia completa no Natal. O projeto também se sensibiliza com a situação de crianças e idosos que vivem em instituições de caridade, destinando-lhes alimentos e outros bens arrecadados.

O líder de comunicação da União Central Brasileira, pastor Odailson Fonseca, foi orador do evento e ressaltou a importância da igreja em criar projetos como esse. “As pessoas não escutam nossas palavras, elas escutam nossas ações e o Mutirão de Natal é a maior forma de traduzir aquilo que a gente crê, naquilo que a gente faz”, enfatiza.

O líder da Ação Solidária Adventista em toda Associação Paulista Central, pastor Jair Miranda, que também acumula outras funções, destaca a solidariedade como uma ação que precisa ser desenvolvida pela igreja. “O Senhor usa a igreja para poder alimentar as pessoas e minimizar o sofrimento delas”, lembra.

A delegada aposentada, Andréia Arnosti, entendeu isso logo que foi batizada. Atualmente ela é doadora e voluntária da ASA. “Para mim, exercer o verdadeiro cristianismo é ser uma voluntária, uma doadora e fazer a diferença para o bem na vida das pessoas. Compreendi isso e tem me feito muito bem”, reconheceu a voluntária, que contou seu testemunho ao vivo.

O pastor sênior da Igreja do UNASP, Henrique Gonçalves, também fortaleceu a importância da obra missionária na vida da igreja. “Quando os membros se envolvem, nós temos a chance de ver o corpo de Cristo atuando na terra, representando o princípio fundamental do reino que é o amor”, acrescenta.

A programação que contou com muitos momentos inspiradores, também teve a participação do quarteto Cânticos Vocal. “Para nós é uma realização muito grande estar aqui, porque somos um quarteto missionário e o Mutirão de Natal busca levar Cristo através do amor. É um privilégio podermos fazer parte disto”, afirma Ivonil Machado, fundador e integrante do quarteto Cânticos Vocal.

A campanha na Igreja Unasp-EC

A campanha do Mutirão de Natal da igreja do campus, começou na segunda semana de outubro e termina na próxima semana. As pessoas podem doar, levando seus alimentos nos pontos de coleta, na igreja, condomínios e na própria sede da ASA. Além disso, colaborando com outros itens ou transferência bancária. Para estimular as doações, a diretora da ASA, Érika Coutinho diz terem pensado em várias estratégias. “Nós promovemos uma competição muito saudável entre a escola básica, igreja e faculdade para que possamos arrecadar o maior número de alimentos e ajudar o maior número de pessoas”, informa Érika, que deseja ver a meta de pouco mais três mil toneladas de alimentos ser alcançada em breve.

Quero ajudar!

A doação para o Mutirão de Natal pode ser feita por meio de depósito ou transferência bancária:

Banco Bradesco

Agência: 3389-8

Conta: 70.101-7

CNPJ: 55.233.019/0048-33

Você também pode doar pelo PIX. Chave PIX: unaspec.apac@adventistas.org

Aqueles que precisarem doar, receber doações ou se tornar um voluntário, devem procurar a ASA pelo telefone (19) 99635-1272 ou podem ir presencialmente até a sede da ASA que fica em frente ao UNASP campus Engenheiro Coelho.  Você também pode fazer contato pelo Instagram: asa_unaspec. A live está disponível no canal do youtube Igreja.