Celebração aos novos cânticos

• 24 AGO 2022

O sábado 13 foi mais que especial para nossa igreja. Depois de quase dois meses do lançamento oficial do novo hinário, na CPB, A Igreja UNASP campus Engenheiro Coelho dedicou o momento de culto divino para uma exposição local do projeto, com mensagens especiais e louvores trazidos pelo Novo Hinário Adventista.

De acordo com Lineu Soares, ancião da igreja e parte da equipe de produção do hinário, essa não é uma ação isolada, muito pelo contrário! “O UNASP tem dentro do seu planejamento fazer o lançamento para cada um dos três campi, o nosso lançamento aqui em Engenheiro Coelho fez parte desse movimento. Todas as igrejas, ou as maiores igrejas no Brasil, na realidade, estão participando do lançamento do hinário de forma localizada”.

Isso porque o programa de lançamento do dia 8 de julho, na CPB, foi um programa a nível nacional, produzido pela Novo Tempo. Assim, possui alcance de toda a igreja ou toda a comunidade evangélica. A proposta de um lançamento local é para que seja apresentado de forma mais intimista e incentive o uso do material nas igrejas.

Porém, Samuel Krähenbühl, arranjador, compositor e instrumentista, ressalta que a importância da programação não se limita apenas à cumprir parte de um movimento, mas sim celebrar as bênçãos que a Igreja recebeu através do novo hinário. “A igreja do UNASP teve um papel muito importante na elaboração deste material. A começar pelo fato de que grande parte das pessoas que confeccionaram os arranjos, gravações, edições e mesmo composições, são membros dessa comunidade, e dispuseram de seu tempo e talento para o mesmo, com apoio do seu grupo de pastores e líderes”.

Mas não termina por aí, além da colaboração da nossa família de adoradores, a funcionalidade do prédio também foi indispensável. “O hall da igreja, mesmo que não tenha sido projetado para este propósito, foi utilizado para gravações de orquestra por suas qualidades acústicas, que se assemelham à acústica de grandes teatros europeus. Graças a seu pé direito alto, suas grandes dimensões, e seu material reflexivo. Elementos estes necessários para a criação de formantes harmônicos na orquestra, onde os variados tipos de frequência e timbre de seus instrumentos requerem grandes dimensões para melhores resultados sonoros”, comenta Krähenbühl.

Para Lineu, é simples “Podemos dizer que a igreja foi o estúdio para a gravação do hinário”. O ancião também salienta que não foi apenas o Hall que foi útil para gravações, “Foi gravado quase o hinário todo na nave da igreja, com o piano da igreja, todas as sessões da orquestra foram no hall e as gravações de vocal e as gravações adicionais foram feitas no estúdio que é também das dependências da igreja”.

O dia do lançamento local do hinário ainda uniu diversos talentos da nossa igreja, nos instrumentos, nos louvores, na produção e roteirização do culto e mensagens espirituais. Todos colaborando para que a apresentação do material pudesse expressar sua importância.

A atualização do hinário era uma necessidade vista há algum tempo, correções ortográficas, substituição de palavras que tiveram seu significado remodelado com o tempo, tonalidades mais confortáveis para o louvor, arranjos novos com harmonias um pouco mais modernas e contextualizadas são alguns dos pontos que requeriam mudanças.

Além disso, hinos que não eram mais utilizados foram tirados do catálogo, dando espaço para novos. Para Lineu é uma transição necessária: “Quando a Bíblia fala de cantar um cântico novo ele fala sobre um espírito novo de se cantar, essa é uma forma de interpretar. Mas também cântico novo, na bíblia, significa novidade. Cada vez que a gente tem novidade na linguagem musical é mais um elemento motivador para que as pessoas retornem a prática do louvor”.

De acordo com Henrique Gonçalves, pastor sênior da nossa igreja, “A música nos dá a oportunidade de manifestarmos a Deus a adoração de forma coletiva”. Agora, depois da apresentação formal e local do Novo Hinário Adventista para nossa comunidade, é momento de louvarmos a Deus de todo nosso coração, utilizando do material que com tanto trabalho e talento guiados por Ele nos foi concedido.