Longe de casa, perto de Deus

• 16 MAR 2022

No último fim de semana, nos dias 11 a 13 de março, o Núcleo de Missão em parceria com a Igreja Unasp promoveu o “Festival de Missão”, onde pessoas com o coração voltado para o serviço, puderam ter contato próximo com projetos missionários. A ideia é que, de alguma forma, a importância do IDE fosse vista, porque servindo aos outros é que seguimos o caminho dos céus.

“Desde pequena queria fazer missão, mas era uma realidade muito distante para mim”, é o que conta Vanessa Mezalira, estudante de arquitetura no UNASP Engenheiro Coelho que sonhava em ser aquilo que nem conhecia tão bem ainda. Conheceu o Atos 29 em 2017, participava casualmente do “Ajuda Urbana” conversando e ajudando moradores de rua, e um ou outro culto quando tinha tempo entre suas atividades. Mas onde se estabeleceu verdadeiramente foi no “Praça Viva Feliz”, atuando como diretora do evento que acontecia duas vezes por semestre em uma cidade próxima ao colégio, levando atendimentos de saúde básica e lazer a quem não podia pagar.

Antes mesmo de perceber, Vanessa já iniciava sua carreira missionária: “Foi no Atos 29 que comecei a entender a importância do serviço. Era servindo que eu me sentia completa, como se tivesse nascido para aquilo”. De acordo com Pr. Caio Conceição, líder do departamento de missão da UNASP EC, em 2019 o Atos atingia a marca de 600 jovens mobilizados todos os fins de semana, atuando em um campo missionário que por vezes é esquecido, o aqui e agora.

“Cheguei a um momento que não conseguia mais ficar parada enquanto sabia que existiam pessoas que estavam passando por grandes lutas, das quais eu podia ajudar a solucionar apenas apresentando Deus”. Foi em busca de uma experiência ainda mais intensa que Vanessa chegou ao Núcleo de Missão. Já havia participado em 2017, mas em 2018 com a certeza do espírito missionário, ela não só participa da escola de missão, mas tem sua primeira experiência longe de casa. Do interior de São Paulo para o Amazonas.

Para Vanessa, foi no Amazonas, encarando realidades extremamente diferentes, passando situações e necessidades que nem sequer imaginava, que decidiu: “Quero ser missionária de vida!”. Dedicar suas férias já não era suficiente.

As missões de curto prazo não transformam apenas a localidade, mas o missionário. São mais de 50 voluntários todas as férias, para os 4 cantos do mundo. Os projetos tem objetivo de longo prazo, trabalhando por anos em um mesmo local, para fortalecer a comunidade e implantar igrejas.

Vanessa não foi a única a sentir que seu lugar era o campo, Alex Melchör, depois de quatro missões de férias para Guiné Bissau e Amazonas entendeu seu verdadeiro propósito: “Essas experiências me levaram a compreender o ide do Senhor e moveu meu coração integralmente para sua obra”, hoje, cadastrado na AFM ele aguarda seu chamado para doar o tempo necessário para o avanço da obra de Deus.

Essa decisão tem crescido entre os missionários, mas ainda são poucos os que tomam um passo tão grande rumo ao serviço, principalmente quando o desafio é com os não alcançados. “Em média, apenas 1 missionário adventista dentre 14 sai para trabalhar entre os que não conhecem a palavra. Assim, celebro o envio de 12 em 2021 e esperamos chegar a marca dos 20 esse ano” comenta o Pr. Diogo Santos, presidente da Adventist Frontier Missions no Brasil.

Através da AFM Vanessa passou um ano na Tailândia pregando a palavra de Deus e seu amor, expressando através de sua vida um testemunho único. “Deus nos chama para a missão por dois motivos: Ele quer nos envolver na salvação de outras pessoas e quer nos ensinar sobre quem Ele é, e quem nós fomos feitos para ser. Deus nos fez para ser benção e só nos sentimos completos quando somos benção. Na missão eu me sentia completa, mesmo nas piores situações, por que eu vivia para ele e por Ele”.

De acordo com Pr. Diogo Santos, 3 bilhões de pessoas ao redor do mundo ainda não ouviram falar o nome de Jesus como Senhor e Salvador. A ordem “IDE” é urgente. Seja um missionário, indo, enviando e orando.

Para entrar em contato ou saber mais informações busque via Instagram:

@nucleodemissao | @afmbrasil | @atos29unaspec