Aventureiros e Desbravadores celebram o Dia da Independência

• 21 SET 2022

Todo aquele que já foi aventureiro ou desbravador entende a importância e a ansiedade por trás de um 7 de setembro. Não é apenas um feriado nacional, mas o grande dia onde o clube tem a oportunidade de exercer e apresentar todo seu potencial de ordem unida e patriotismo.

O último 7 de setembro não foi diferente, mesmo a forte chuva que escurecia o céu não foi capaz de desanimar nossas crianças e adolescentes. O Clube de Aventureiros Girassol e o Clube de Desbravadores Flamboyant não seguiram o mesmo caminho, mas ambos viveram experiências marcantes no Dia da Independência.

Clube de Aventureiros

Muitos dos aventureiros nunca haviam participado de um desfile cívico, não apenas devido à idade, mas também pelos anos pandêmicos em que desfiles e comemorações de grande porte foram evitados. Porém, mesmo aqueles que já haviam participado de eventos do gênero não podiam conter o ânimo e a alegria de marchar em celebração à pátria.

Mas não eram apenas os pequenos que saltitavam de ansiedade, os pais e líderes que tiveram suas infâncias e adolescências marcadas por momentos assim, tanto no Clube de Desbravadores como no Clube de Aventureiros acompanharam o ritmo das crianças.

Inicialmente, com o apoio do UNASP campus Engenheiro Coelho, o clube iria até a praça da bandeira, que fica nas dependências do campus, faria o hasteamento da bandeira e cantaria o hino nacional. Porém, a chuva fez com que os planos mudassem. Amparados pelo Colégio Adventista fizeram o desfile completo no prédio escolar, também nas dependências do UNASP EC.

“Se estivesse sol e cumpríssemos o planejado, sem a chuva, seria um belo desfile cívico mas a chuva não nos desanimou e fizemos desse momento algo muito especial para o clube, as famílias presentes e nossas crianças”, afirma Luciana Stabnov, diretora do clube Girassol.

Mesmo com imprevistos, as crianças tiveram a oportunidade de representar a Pátria, participar do rito à Bandeira e cantar o hino nacional. “Eles marcharam e ao final tivemos uma bela oração com nosso Pastor Hedmur. As famílias presentes se emocionaram, muitos participaram desses momentos na infância também. Foi lindo!” completa a diretora.

Clube de Desbravadores

O Clube de Desbravadores Flamboyant não ficou para trás. Em Araras, interior de São Paulo, o plano inicial era, juntamente com os clubes locais Órion II e Himalaia, fazer um grande desfile no centro da cidade.

Com a chuva os planos mudaram, mas os caminhos que Deus nos tem preparado são muito melhores. Para a surpresa dos desbravadores, o dia não estava perdido. “Em frente a situação surgiu a ideia então de irmos até o Salão Social da IASD Central onde juntamente com os outros clubes fizemos um desafio de toques das fanfarras que foi muito legal”, comenta Gislaine Zero, diretora do Clube Flamboyant.

Passado um tempo, a chuva diminuiu, e a missão se mostrou possível novamente. “Com a diminuição da chuva resolvemos fazer um desfile nas quadras próximo à igreja.  As pessoas iam até a janela de suas casas impressionadas com um Desfile Cívico em frente a sua residência e ficavam se perguntando quem nós éramos” lembra a diretora.

O desfile foi feito com os pelotões e fanfarras dos três clubes, em conjunto. Após o desfile os clubes se juntaram para um momento de confraternização com os antigos e novos amigos.

Para Gislaine, o mais especial foi o contato entre desbravadores de diferentes clubes. Além de vencerem a tempestade com alegria e determinação.

A diretora ainda completa, “Tivemos sim nosso objetivo alcançado, que é desenvolver a marcha e civismo com objetivo de mostrar ao público que somos desbravadores e aventureiros. Não sabemos os planos do Eterno, mas sabemos que tudo tem um propósito.