Há uma vida fora da rota

• 04 MAI 2022

Em alguns momentos da caminhada cristã, Deus nos presenteia através de erros. Erros que, futuramente, nos farão traçar caminhos ainda melhores dos que havíamos planejado trilhar. A rota pode demorar meses, semanas, ou dias. Mas, por vezes Deus faz com que tudo caiba em apenas uma tarde. Guilherme Ávila e Cauã César são a prova viva de que um mapa virado pode ser um milagre divino.

“No ônibus nós recebemos as orientações dizendo que tínhamos que descer a rua e virar à direita. Porém, o mapa estava virado, e aí ao invés de irmos para a direita, fomos para a esquerda!” comenta, um pouco constrangido, o estudante de Medicina Veterinária Guilherme Ávila.

No dia 9 de abril mais de 20 ônibus saíram da Igreja Unasp em direção à cidade de Limeira, SP, onde aconteceu o Impacto Esperança. Divididos por graduação, os estudantes do Centro Universitário Adventista de São Paulo encontraram seus lugares e formaram suas duplas. Foi aí que Guilherme Ávila e Cauã César se juntaram para trilhar o mesmo caminho na entrega de livros.

As orientações foram dadas, mas o caminho que Deus havia preparado era diferente. “Depois de andar por algum tempo percebemos que estávamos chegando em uma BR, foi quando eu falei: ‘meu, acho que a gente tá errado’, olhei o mapa novamente e percebi que tínhamos ido para o lado oposto. Como fomos até o final da rua, voltamos distribuindo livros até chegarmos na casa do Cristóvão”, conta um dos estudantes.

Cristóvão Pereira é livrólatra e professor de português, apaixonado por leitura, e como Guilherme mesmo disse depois que o conheceu, é um homem estudado. Ele não esperava visitas, mas algo chamou sua atenção nos meninos. “A casa tinha interfone mas estava desligado, então a gente tocou e ele não escutou. Por um acaso ele estava na rua e passou bem na hora que estávamos lá, nos viu pela fresta do portão e foi quando ele nos recebeu. No início  ficou meio desconfiado, acho que todo mundo fica. Nos perguntou quem éramos e o que queríamos, e a gente falou que queria dar um presente. Quando apresentamos o livro, parece que as barreiras foram desarmadas” explica Ávila.

“A princípio, achei que seria algo impositivo religiosamente falando. Algumas entidades religiosas enviam representantes para impor sua crença”, admite Cristóvão, “Nesse caso, entretanto, ofereceram-me um livro e eu amo ler”.

“Ele nos recebeu em casa, com muita atenção e cuidado, e sentamos para conversar. Durante o diálogo falamos sobre muitas coisas. Até mesmo relatos mais pessoais. O marcante da tarde foi pelo fato de uma ação simples de entregar um livro, me levou a conhecer uma pessoa que tinha verdadeiro interesse em saber sobre Deus. Confirmou que sigo o caminho certo, e tenho muito ainda o que aprender” afirma Cauã.

O momento foi especial não apenas para os voluntários, naquele dia Cristóvão teve a oportunidade de conhecer a Igreja Adventista por outra perspectiva, “eu achava que eram pessoas fanáticas, tapadas, fechadas a qualquer tipo de diálogo. Os dois rapazes que me visitaram mostraram que esclarecimentos devem ser feitos em qualquer área. A comunidade adventista que conheci encanta qualquer pessoa que chegar, com sua atenção, carinho, respeito e solidariedade”.

Para Guilherme Ávila, o erro dessa vez foi um presente, "às vezes parece que tá tudo certo pra dar errado. Mas nesses momentos é que Deus age, por mais que a gente não entenda, sabemos que Ele é que está agindo. A partir do momento que a gente confia, sem querer ter tudo nas mãos, a gente dá espaço para Deus brilhar através de nós”.

E quando Deus presenteia, Ele alcança todos os envolvidos. “Eu, embora não seja frequentador de igreja, acredito plenamente em Jesus e me sinto abençoado por ele. Recebi também o convite para conhecer o culto no UNASP e nem preciso dizer quão encantado fiquei quando entrei na igreja. Pareceu que o céu desceu até mim”, assegura Cristóvão.

Os caminhos trilhados na vontade dEle alcançam vidas que nem imaginamos. Esse testemunho é reflexo de que não temos o controle do percurso, nem mesmo com o mapa em mãos.