Diáconos e diaconisas recebem Santa Ceia especial

• 06 MAI 2022

Serviço é a essência do evangelho, é servindo que entendemos muitos dos ensinamentos de Deus. O diaconato é um ministério na Igreja Adventista que tem, acima de todos os outros objetivos, a missão de servir a todos. Porém, antes de doar a si mesmo para o próximo, é preciso entregar a si mesmo para Deus.

Os diáconos e diaconisas da Igreja Unasp puderam participar, no último sábado (30) de uma Santa Ceia preparada especialmente para eles. Foi um momento de muita emoção e louvor a Deus. “Ao realizarmos a Santa Ceia nós compartilhamos e multiplicamos a visão de que antes do serviço vem a consagração. Nos aproximamos mais de Deus, nos aproximamos uns dos outros e assim servimos na presença do Senhor”, afirma o Henrique Gonçalves, pastor sênior.

A cerimônia aconteceu na fazendinha do UNASP, durante a tarde de sábado. A ideia principal era que, aqueles que sempre estavam em posição de servir pudessem ser servidos. As famílias pastorais do pastor sênior, Henrique Gonçalves e do pastor associado, Hedmur Carvalho, juntamente com os chefes do diaconato, Isaías Martins, Darlene Garcia e outros líderes do ministério se encarregaram de preparar e conduzir toda a programação, para que então os diáconos e diaconisas pudessem de fato participar.

Para a universitária Stephanie Carvalho, diaconisa desde 2020, esse foi um momento muito especial, “Às vezes esquecemos o quão importante é o nosso ministério do diaconato, e ter esse momento foi bonito, nos sentimos especiais por esse reconhecimento. Estar entre os amigos do ministério, poder ver todos reunidos, foi muito bom”.

Porém, a Santa Ceia não foi o único momento de emoção naquela tarde. Além desta cerimônia também foram entregues, para os mais novos no cargo, os pins do diaconato. Stephanie foi uma das jovens que recebeu o pin, e não nega sua felicidade, “Achei lindo o cuidado e o recebimento dos nossos broches, parece que somos um pouco mais oficiais agora”, brinca.

“Foi uma experiência diferente, emocionante. Quando os diáconos descobriram que nós íamos lavar os pés deles eles se emocionaram, tiveram alguns que choraram. Foi um momento muito espiritual.Não consigo descrever a grandiosidade disso. Temos diáconos aqui que nunca viveram nada do tipo, em mais de 25 anos”, conta o chefe dos diáconos, Isaías Martins.

A cerimônia foi muito especial, mas mesmo com o coração cheio de alegria, a resposta de todos os entrevistados era a mesma, “amo receber, mas servir não tem preço”. Só quem já esteve na posição de serviço, consegue entender o quão gratificante é! Para Darlene Garcia, a chefe das diaconisas, o amor pelo serviço é uma certeza, “Servir, para mim, é maravilhoso, porque servir é o maior ato. É como quando você dá um presente e acaba ficando mais feliz do que a pessoa que recebe. É mais gratificante servir do que receber, Jesus nos ensinou isso”.

Stephanie concorda, mas explica a diferença que sente entre quando está servindo e quando está recebendo, “Quando estamos servindo estamos ali, procurando estar atentos a tudo, querendo ajudar no que precisar, feliz em sermos úteis para os outros. Já quando fomos servidos nos sentimos cuidados, gratos por estarem ali por nós, por poderem preparar um momento de Santa ceia muito especial e focado no nosso serviço, nos animou ter tido aquilo. Depois podermos socializar entre nós, comer juntos, termos um momento de se reunir não para fazer algo e sim aproveitar algo que foi feito pra nós. Foi lindo!”.