Vida Selvagem, ingresso para uma aventura com Cristo

• 10 AGO 2022

Aqui na Igreja UNASP as férias escolares foram comemoradas com muitas atividades! Entre os dias 11 a 16 de Julho, crianças de 4 a 12 anos tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a natureza e o Criador na Escola Cristã de Férias. Foi um momento muito especial preparado pelo ministério infantil e voluntários. Com o tema “Vida selvagem” foi através de plantas e animais que as crianças conseguiram ter um olhar mais claro sobre Deus.

Foram 2 meses de planejamento e mais de 120 colaboradores trabalhando para o desenvolvimento pessoal e espiritual de cada criança. A Escola Cristã de Férias alcançou por volta de 260 pequenos, desse número, 60 fazem parte de famílias atendidas pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) e não precisaram entrar com recursos financeiros para transporte ou valor de participação.

“Temos uma grande parceria com o departamento infantil da Igreja UNASP, através da Lindamar, líder do Ministério”, conta Roberta Gondim, assistente social da ADRA de Engenheiro Coelho. Por meio dessa parceria, as crianças atendidas pela ONG ficaram sabendo do projeto e foram especialmente convidadas a participar. Para Roberta, a atuação dessas crianças na Escola Cristã de Férias é essencial: "Ajuda muito para a socialização com outras crianças e desenvolvimento social, mas principalmente no fortalecimento dos princípios e incentivo a conhecerem mais sobre Jesus”.

Porém, a atuação da ADRA não parou por aí. Desde 2004 a ONG tem desenvolvido uma relação amistosa com a prefeitura da cidade, que, por sua vez, ajuda uma parcela vulnerável da população através dos serviços da agência adventista. Depois do contato com o departamento de transporte da cidade, a prefeitura disponibilizou o transporte integral das crianças que necessitavam, levando-as até a igreja e deixando-as em suas casas durante  todos os dias da Escola Cristã de Férias.

Durante todas as tardes as crianças tiveram oportunidade de participar de atividades especiais. A programação diária contava com histórias bíblicas, encenações, e três centros de recreação principais, sendo eles “jogos no Safari”, “artesanato no Safari” e “piquenique no Safari”. De acordo com Hedmur Carvalho, pastor associado da Igreja UNASP que esteve atuando como anfitrião e cerimonialista do programa, por fim as atividades atingiram um objetivo claro: “As crianças tiveram uma experiência com Deus. Aprenderam que é possível se divertir com Deus e perceber que nossos momentos mais significativos com Deus acontecem quando estamos com nossos amigos”.

Luciana Félix, mãe de Valentina, que esteve participando ativamente da escolinha, confirma e acrescenta: “Eventos como esse trazem alegria, diversão e despertam ainda mais as crianças para uma vida feliz com Deus”.

Mas esse sentimento não se finda no coração das crianças, para Cristiano Santana, voluntário na equipe e intérprete do personagem “Jairo” nas encenações, a ECF deixa consigo mais do que lembranças: “Sem dúvida fica o aprendizado, e a visão da importância de termos atividades que ajudam as crianças a compreenderem o amor e cuidado de Deus, além de entender que no Reino de Deus servir é uma verdadeira benção.

Hedmur Carvalho também enfatiza que dedicar tempo a projetos como esse é essencial: “Esse evento é uma demonstração da nossa necessidade de fazer mais pelas nossas crianças. Precisamos ensinar com toda intensidade o amor de Jesus por elas. A dependência delas do nosso cuidado espiritual é uma lição viva da nossa dependência de Deus para fazermos todas as coisas”, e acrescenta: “Afinal, as crianças estão sempre nos fazendo crescer”.

A ECF teve um grande valor para todos aqueles que participaram. Marcelo Alves, voluntário na equipe do ministério infantil para o evento, reconhece: “Ter contato diário, mesmo que por um curto período, com a energia quase infinita das crianças, sua intensidade na participação das atividades e a sede para manterem contato com coleguinhas e com a equipe organizadora sobre temas espirituais, levou-me a relembrar os aspectos mais essenciais para a vida que às vezes não valorizamos tanto quanto deveríamos”.

Foram 6 dias de férias que, mesmo trazendo cansaço físico, renovaram a mente e o coração de todos que participaram. Lindamar Fragoso, líder do Ministério Infantil, que já há algum tempo pensava na organização de toda a programação, fala orgulhosa do trabalho e principalmente com o coração transbordando de gratidão: “A escola cristã de férias foi uma benção! Só agradeço a Deus por tudo que aconteceu, realmente sentimos Deus em tudo, nossa equipe estava animada, as crianças vibrando… todos envolvidos da melhor forma possível e fazendo seu melhor. Graças a Deus tudo correu muito bem, aconteceu ao seu tempo. Ele foi resolvendo cada detalhe para nós”.